Vidas passadas


Existem tantas coisas que a ciência não pode explicar, apesar de muito tentar, e que outras doutrinas explicam tão claramente que fica difícil não enxergar o quanto é óbvio. É o que acontece com os casos espíritas. Temas como reencarnação e vidas passadas são constantemente citados em livros, filmes e novelas, porém nenhum pode explicar fatos simples como conhecer alguém que nunca vimos antes.

O espiritismo explica que todos somos seres de luz, espíritos que estão em processo de evolução desde os primórdios da terra. Acredita-se que todos nós tenhamos passado por processos como uma vida mineral, uma vida vegetal, uma vida animal para que, após estas etapas, pudéssemos ganhar o privilégio de virmos à terra como pessoas,a reencarnação no homem.

Para a doutrina espírita, os espíritos ficam aprendendo com essas várias vidas até atingirem um nível superior, onde o espírito enfim troca de plano, pois já evoluiu tudo que lhe foi destinado.

Existe uma incessante busca pelas histórias de vidas passadas. Algumas pessoas teriam encontrado respostas para cicatrizes e visões, como apresentado a algum tempo atrás no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. Uma mulher com marcas pelo corpo e um sonho de atropelamento por um trem, as marcas coincidem e passou-se a acreditar que ela teria morrido desta forma drástica em sua ultima vida. Outro caso interessante foi o de uma senhora com uma cicatriz na nuca. Nascida no dia de aniversario de uma tia morta com um tiro na nuca, na segunda guerra mundial, a idosa acredita ser a reencarnação da tia-avó.

Como explicar tais fenômenos sem considerar que estes estão além do que a ciência pode provar?

Casos assim, de sonhos sem sentido, são costumeiros por todos os lugares do mundo e sempre geram a duvida: existe reencarnação? Se existe, quem fui, quem amei, como morri? Estas perguntas podem nos ter sido respondidas em outro plano, antes de sermos enviados de volta a terra, mas nada poderemos provar, não poderemos confirmar, apenas esperar o juízo final.