Como se adquire a Aids



A palavra AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Ela é transmitida através do vírus, chamado HIV. A pessoa pode ter o vírus HIV durante anos em seu corpo e ainda não ter a AIDS, isso porque a doença pode demorar até dez anos para se manifestar.

A manifestação da doença começa com a destruição dos glóbulos brancos do corpo da pessoa infectada com o vírus. Esses glóbulos são responsáveis pelo sistema imunológico do ser humano, assim, a pessoa doente fica mais fragilizada e com mais facilidade de adquirir outras doenças.

A doença pode ser transmitida através do contato com sangue, leite materno, espermas e secreções vaginais, desse modo, em contato com qualquer das substancias acima de uma pessoa infectada, a chance de se adquirir a Aids é muito grande. Atos como transfusão de sangue, relações sexuais sem o uso de camisinha, seringas ou lâminas contaminadas, podem ser uma forma de se adquirir a doença. Também pode adquirir a doença uma criança que consuma o leite materno de uma mulher portadora do vírus.

Nem sempre a descoberta da doença é imediata, pois como mencionado acima, as vezes a doença demora para se manifestar, por isso a maioria das pessoas infectadas só percebem que estão com Aids quando começam a sentir os primeiros sintomas que são: febre alta, perda de peso, diarréia constante e erupções na pele.

Com o tempo, a tendência é piorar, já que a doença faz com que baixe a imunidade do indivíduo infectado, ficando mais fácil a aparição de doenças como pneumonia, perda de memória, alguns tipos de câncer, entre outras.

E a pergunta que não quer calar é: como evitar?! E a resposta é simples, basta evitar o contato intimo com qualquer pessoa, mesmo aquele gato ou aquela gata que você conheceu ontem a noite pode estar contaminada com o vírus, então não basta reparar na aparência física das pessoas para saber se elas possuem ou não o HIV.

Isso não quer dizer que não se pode mais ter relações sexuais, e sim deve se ter com proteção e para isso é só fazer o uso da camisinha.