VW Passat 2011


Até hoje ele marca presença na cabeça dos brasileiros quando o assunto é carro, enquanto do lado de lá do Atlântico o Volkswagen Passat é líder em vendas do segmento dos carros para longas distâncias, principalmente pela preferência dos frotistas, do lado de cá do oceano seu preço elevado, na faixa dos R$ 100.000, impediu que ele ocupasse posições mais elevadas no ranking de vendas, a nova geração, a sétima na linhagem do sedã, teve sua concepção pautada pelo amor aos detalhes, segundo nos explicou, da área de marketing da Volkswagen na Alemanha, a exigência é simples se o novo Jetta cresceu em tamanho e o Passat manteve as dimensões, coube ao último ganhar em requinte e sofisticação, no total, 19 sistemas estreiam no modelo dentre equipamentos de segurança, conforto e comodidade. Como principais, destacam-se o Fatigue Detection detecção de fadiga, Front Assist com City Emergency Braking, Traffic Sign Detection leitura de placas de trânsito, Easy Open, Park Assist II, Light Assist e Side Assist, como apenas enumerar não é suficiente, vamos a uma explicação mais detalhada de cada um deles, o Fatigue detection é um dispositivo similar ao apresentado na geração mais recente do Mercedes-Benz Classe E veja só o nível a que o Passat chegou, sensores analisam e confrontam continuamente sinais como esterço do volante, uso dos pedais e aceleração transversal, se esses dados indicarem um padrão de movimentos muito diferentes do que foi previamente registrado no início da viagem, um alerta visual é projetado no painel, caso o motorista não faça uma pausa dentro de 15 minutos, um sinal sonoro é emitido, segundo pesquisa utilizada pela VW, o motivo para isso é que 25% dos acidentes ocorridos em rodovias podem ser atribuídos ao cansaço do motorista, sobretudo em percursos longos, já o cruise control adaptativo, além de regular a distância do carro à frente de acordo com a velocidade programada, agrega a função Front Assist com City Emergency Braking, que é capaz de imobilizar o carro, trafegando até 25 km/h, se o veículo logo a frente para e o motorista não toma a ação correspondente, a situação é tipicamente de uso urbano, por isso o nome do recurso, a velocidade em questão foi escolhida porque acima disso o condutor tende a estar mais atento, já o interessante Easy Open é uma idéia simples, se você estiver com as duas mãos ocupadas, basta se aproximar do porta-malas com a chave no bolso e passar o pé embaixo do para-choque traseiro para que a tampa se abra,a novidade, contudo, só vale para a carroceria três volumes, outro recurso que vai ajudar em muito na convivência diária é o Park Assist II, uma evolução do presente no Tiguan aqui no Brasil, agora o recurso pode estacionar o carro, no caso o Passat, em vagas a 90º, como as de um shopping ou supermercado, enquanto o Dynamic Light Assist permite trafegar com o farol alto selecionado sem incomodar o veículo no sentido contrário, o interessante Lane Assist chega até mesmo a efetuar pequenas correções no volante caso o veículo esteja saindo da faixa de rodagem, como se tudo isso já não bastasse, dentre as várias configurações de acabamento interno, o novo Passat permite ao cliente optar entre alumínio ou madeira no console central, o qual herdou do Phaeton, modelo top de linha da Volkswagen, o relógio analógico. Pelo menos na Europa, é possível mesclar até carpete interno bege, com couro e alcântara em parte dos assentos e do revestimento da coluna A.