Prevenção contra a dengue



A dengue é uma doença causada por um mosquito, através de um vírus. A doença já foi encontrada em quatro tipos, sendo que a pessoa contaminada por um vírus fica “imunizada” parcialmente, já que se pode ser infectado por outro vírus da dengue.

O mosquito tem o nome de aedes-aegipti, e normalmente pica durante o dia. A doença tem os mesmos sintomas de uma gripe, por isso muitas pessoas nem sabem que estão infectadas com o vírus. Por tal motivo, se a área em que você mora tem casos de dengue, fique atento, pois a próxima vítima do mosquito pode ser você ou alguém de sua família.

Para combatermos a dengue, temos que exterminar o mosquito e isso é possível eliminando seus criadouros. O mosquito se prolifera em água parada e limpa, portanto ao eliminar esses focos, estamos acabando com o mosquito, assim temos alguns hábitos que podem ajudar nesse extermínio do mosquito.

O primeiro é não deixar água acumulada na laje, isso pode virar um “berçário” para os “bebês” do mosquito da dengue. Outro hábito é jogar no lixo ou reciclar objetos que possam acumular água, como potes, copos, garrafas vazias e embalagens usadas. As garrafas de vidro ou de plástico retornáveis devem ser guardadas de bico para baixo e em local seco de modo que não dê para acumular água.

Os lixos devem ser colocados em sacos plásticos ou em lixeira que fique sempre fechada. Devemos jogar lixo somente em locais adequados e colocados para ser recolhido pelo serviço de coleta de lixo, e nunca jogá-los em terrenos abandonados.

Ao colocar o lixo “na rua” para ser recolhido pelo serviço de limpeza urbana, evite colocar os sacos em locais baixos, pois animais podem espalhar todo o lixo. Também evita que o mosquito deposite seus ovos, o simples ato de colocar areia nos pratinhos de flores, lavá-los com escova ou água sanitária semanalmente também faz o mesmo efeito.

Assim, com as informações acima, vamos ajudar a diminuir os casos de pessoas infectadas pelo mosquito, só depende da consciência e higiene de cada um.