Chocolate. Esta palavra apenas lida já nos remete a um delicioso sabor proporcionado por esta iguaria tão consumida no mundo inteiro desde sua criação, que segundo a história nos conta, o chocolate surgiu em meados do século XVI, e pouco a pouco foi se difundindo pelo mundo e ganhando cada vez mais dedicação na preparação do mesmo, chegando hoje a diversas formas e diversos sabores de chocolate, como os que podemos comprar em qualquer supermercado. Embora muitas pessoas falem alguns “malefícios” do chocolate, provavelmente isto é mentira, afinal de contas esta iguaria trás muito mais benefícios do que ao contrário, e estes você conhecerá agora.
Um dos principais benefícios do chocolate é fazer bem para o coração. Uma vez que o chocolate possui diversos nutrientes, e um deles de nome flavonoide é o responsável em esticar e aumentar o endurecimento das artérias, diminuindo assim as doenças de entupimento de veias, ou seja, diminuindo o risco de ataques cardíacos causados por estes fins, além de funcionar como um filtro de gorduras, instalando-se no fígado e aumentando a produção de LDL (colesterol bom), ou seja, trazendo enormes benefícios.
Esta substância é encontrada na semente do cacau, ou seja, na matéria prima do chocolate, e os chocolates meio amargo e amargo são os mais ricos nas mesmas, uma vez que utilizam mais semente de cacau (transformada em massa), que devido ao fato de utilizar mais a matéria prima, que naturalmente possui um gosto meio amargo, torna o chocolate com um gosto mais próximo da semente de cacau.
Tipos de chocolate:
Chocolate ao leite: O chocolate ao leite possui 25% de cacau sólido em sua composição. Possui a quantidade mínima requerida para ser considerado chocolate.
Chocolate meio amargo: Normalmente possui entre 40 e 50% de cacau em sua composição. Possui um gosto mais amargado devido ao fato da matéria prima ter um gosto amargo natural. O chocolate meio amargo é menos calórico, devido ao fato de contar mais cacau e menos leite, que possui gordura saturada e possui também menos açúcar.
Quanto maior for a concentração de massa de cacau, maior a funcionalidade do chocolate. Existem hoje no mercado chocolates que possuem de 70 a 90% de massa de cacau, sendo bastante eficiente no combate contra doenças do coração, isto segundo estudos de especialistas no assunto.
Curiosidades:
O chocolate branco não possui massa de cacau em sua composição e não trás benefício algum à saúde, além de ser o mais calórico, pois é rico em gorduras saturadas do leite e também com alto teor de açúcar.