A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada, e acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas a serem desenvolvidas pelo ser humano. O que acontece com muita frequencia é o fato de pessoas que não estão acostumadas a tomar todas, enchem a cara por quererem acompanhar os amigos. Isso é um perigo, pois acabam ficando embebedados e em muitas vezes, provocando acidentes ou se machucando. Existem também aquelas pessoas que estão “acostumadas” a beber bastante e “não sofrem” efeitos colaterais. Pois é aí que todos se enganam. Tudo que é excessivo nunca é bom. O fígado pode ser prejudicado pelo excesso de alcool, portanto, evite beber todos os dias. A cerveja, por mais que não aparente nenhum dano, é prejudicial à saúde. A bebida alcoolica funciona da mesma maneira que a alimentação. Por exemplo, quando você come muito, posteriormente fica com dor de estômago ou com ânsia, não é? Então, é só parar pra pensar e perceber que nada em muita quantidade faz bem. Na realidade, a cerveja proporciona momentos de descontração e se ingerida em pequenas doses é benéfica, pois é capaz de prevenir doenças cardíacas.
O alcoolismo está entre as principais doenças do Brasil, então não é brincadeira! Se você gosta de tomar aquela cervejinha de final de semana, modere, pois se souber conciliar a bebida com sua vida, ela poderá sim ter efeitos positivos. Mas isso só irá acontecer se você souber moderar. Até três doses pequenas diárias são consideradas aceitáveis e ajudam na prevenção de doenças cardíacas, porém, se a dose for maior, já é motivo pra começar a se preocupar, pois está tendo um efeito nada bom em seu organismo.
Procure evitar o excesso em tudo, tanto em bebidas alcóolicas como em tudo o que gostar. É claro que não deve tirar do seu cardápio algo que sente prazer em tomar, mas, por favor, beba com moderação! E se você gosta de tomar umas, chame os amigos, tome lá suas três doses e se divirta com a quantidade correta!